O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) anunciou a previsão de persistência de mau tempo nas províncias de Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Nampula e Niassa.
Segundo um comunicado do INAM, ao qual a AIM teve acesso, espera-se a ocorrência de chuvas intensas, com volumes que poderão atingir os 50 milímetros em 24 horas, sendo que localmente poderão ser muito intensas, superando os 75 milímetros no mesmo período. Estas chuvas virão acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas significativas.
As previsões indicam que os distritos das províncias de Sofala e Manica estarão particularmente afectados, incluindo Doa, Changara, Cahora Bassa, Magoe, Moatize, Chiuta, Angónia, Tsangano, Marávia, Zumbo, Mutarara, Macanga, Chifunde, assim como a cidade de Tete. Na Zambézia, os distritos de Nicoadala, Inhassunge, Mopeia, Namacurra, Maganja da Costa, Chinde, Luabo, Morrumbala, Milange, Gurué, Lugela, Mulevala, Namarrói, Ile, Gilé, Pebane, Mocubela, Derre e a cidade de Quelimane também experienciarão os efeitos do mau tempo.
No norte do país, os distritos de Mecula, Marrupa, Sanga, Muembe, Majune, Maúa, Cuamba, Metarica, Mecanhelas, Mandimba, Ngauma, Chimbonila, Nipepe e a cidade de Lichinga serão igualmente afectados. Na província de Nampula, as intempéries impactarão os distritos de Malema, Lalaua, Mecuburi, Rapale, Murrupula, Eráti, Nacarroa, Muecate, Rapale, Mogovolas, Meconta, Memba, Ribaué, Nacala, Mongicual, Mossuril, Liúpo, Angoche, Larde, Moma, Monapo, além da cidade de Nampula.
Em face da expectativa de chuvas fortes e trovoadas severas, o INAM recomenda à população que tome precauções e medidas de segurança. É aconselhado que as pessoas evitem atravessar zonas inundadas e leitos de rios, redobrem a atenção nas estradas e protejam bens e infra-estruturas vulneráveis. É fundamental acompanhar as actualizações meteorológicas emitidas pelas autoridades competentes.















