O Presidente da República, Filipe Nyusi, concedeu indulto a um total de 897 reclusos que se encontram presos nos diferentes estabelecimentos prisionais do país.
Os reclusos abrangidos pelo indulto são, na sua maioria, primários, que foram condenados por crimes leves ou de pequena gravidade. Também foram abrangidos pelo indulto reclusos que já cumpriram mais de dois terços da pena, ou que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Os reclusos que foram beneficiados pelo indulto poderão regressar às suas residências, onde se pede às comunidades que os recebam de mãos abertas.
O indulto é um ato de clemência que é concedido pelo chefe de Estado a reclusos que cumprem certas condições. Este ato é geralmente concedido por ocasião de datas festivas ou de aniversários da independência.
O indulto concedido pelo Presidente Nyusi é uma oportunidade para que os reclusos possam recomeçar a sua vida em sociedade. É importante que as comunidades recebam esses reclusos com respeito e compreensão, para que eles possam reintegrar-se na sociedade de forma positiva.