Até a tarde de ontem já tinha sido restabelecida a corrente eléctrica à zona da baixa da cidade e aos bairros do Aeroporto, Alto Maé, Jardim, Sommerschield, Polana, Laulane que, até o princípio da manhã, continuavam sem energia.
Segundo Adriano Jonas, administrador executivo da EDM, previa-se que entre as 22.00 horas de ontem e a manhã de hoje a baixa da cidade voltasse a ficar sem luz para se concluir a instalação de uma linha alternativa.
Esta linha não deverá depender da Central Térmica de Maputo, danificada com a explosão, e visa assegurar o fornecimento de corrente eléctrica com garantia até que seja definitivamente reparada a avaria.
Adriano Jonas disse que a situação tendia a normalizar, prevendo-se que hoje o problema seja ultrapassado com a instalação e entrada em funcionamento da referida linha que vai fornecer corrente eléctrica a Maputo e Matola.
“Para tal, vamos transferir o controlo da linha para a subestação da Matola, no bairro do Fomento. No entanto, o sistema terá menos flexibilidade em relação à questão de reposição em casos de corte”, disse Adriano Jonas.
A avaria na Central Térmica de Maputo resultou de uma explosão ocorrida na madrugada de sábado naquela unidade, que vitimou o técnico da empresa de nome Isac Vicente António, e danificou três painéis de controlo da subestação, afectando as duas cidades.
Ainda não se conhecem as causas da explosão e, de acordo com o administrador da EDM, o seu esclarecimento passará pelo envolvimento do fabricante do equipamento danificado.
Jonas disse ser igualmente prematuro afirmar se o equipamento deveria ser completamente substituído ou se apenas seria necessário reparar parte das componentes danificadas com a explosão.
Esta situação fez com que os serviços essenciais como hospitais e estação de bombagem de água fossem alimentados com recurso a meios alternativos, evitando a sua total paralisação.