Sociedade Cabo Delgado – FRPU devolvido a conta-gotas

Cabo Delgado – FRPU devolvido a conta-gotas

Cabo Delgado - FRPU devolvido a conta-gotas
Tagir Ássimo Carimo disse, ao nosso Jornal, que se esperava que os reembolsos se situassem à volta de 60 por cento, mas a realidade mostra o contrário, ou seja, cerca de 20 a 26 por cento, um nível considerado aquém das necessidades. O Presidente do Conselho Municipal de Pemba diz que, olhando pelos fundos desembolsados pelo Estado, nada justifica para que as devoluções aconteçam a conta-gotas.

O chefe da edilidade de Pemba afirmou que não se pode considerar perdido o dinheiro do financiamento, porque todos mutuários sabem que devem devolver para beneficiar outros munícipes. Disse, por outro lado, que o Fundo de Redução da Pobreza veio para ajudar aos munícipes a sair da situação de pobreza em que se encontra a maioria dos residentes das cidades.

Na verdade, de 2011 a 2012 foram financiados 554 projectos submetidos pelos conselhos consultivos dos bairros. Só em 2011, a edilidade aprovou 253 projectos e, no ano passado, 301 totalizando, 554, destes 164 pertencem a mulheres. Das pequenas iniciativas que beneficiaram de financiamento, destaque vai para pequenas indústrias, ou seja, carpintarias das zonas residenciais de Ingonane e Muxara, onde foram criados postos de trabalho.

De acordo com dados fornecidos pelo conselho municipal, foram financiados no mesmo período em análise, projectos de criação de frangos pertencentes a mulheres nos bairros de cimento e Eduardo Mondlane. Com estes projectos, de acordo com os mesmos dados, foram criados na cidade de Pemba entre os anos de 2011 e 2012, 672 novos postos de trabalho, distribuídos em diversos bairros da urbe.