Sociedade Educação Nampula – Muecate e Nacarôa – Fome causa altas taxas de desistência...

Nampula – Muecate e Nacarôa – Fome causa altas taxas de desistência escolar

Nampula - Muecate e Nacarôa - Fome causa altas taxas de desistência escolar
O projecto, que será levado a cabo pela Visão Mundial (uma organização não-governamental que opera há 32 anos em Moçambique), em parceria com o Ministério de Educação, contempla ainda a capacitação dos gestores das escolas em matéria de nutrição e agricultura.

A escolha de Muecate e Nacarôa resulta da constatação de que são aqueles que têm maiores taxas de desistência dos alunos ao nível do Ensino Primário devido, essencialmente, aos índices de indigência dos respectivos progenitores, o que faz com que as crianças muito cedo “abracem” pequenos negócios e outras actividades marginais à sua formação, para ajudar na renda doméstica.

Marcos Mazula, director nacional-adjunto da Visão Mundial, em Moçambique, disse que para além da melhoria da dieta alimentar do grupo alvo, pretende-se que até ao término do projecto, as escolas não só atinjam taxas nulas de desistência, como também maiores índices de concentração das crianças durante as aulas, aumento da produção escolar, entre outros objectivos.

Falando na abertura do seminário do lançamento do projecto, evento que decorre na cidade de Nampula, Mazula disse acreditar que com esta iniciativa, muitos pais e encarregados de educação, sentir-se-ão motivados em deixar as suas crianças a participar do processo de ensino formal.

Recomendado para si:  Cabo Delgado à beira de novo recorde de violência, alertam as Nações Unidas

Tomás Nhane, director provincial das Finanças e representante ao evento da governadora Cidália Chaúque, explicou que a intervenção daquela organização não-governamental não é uma acção isolada, acontece em coordenação com as autoridades governamentais no âmbito da política de acesso e manutenção das crianças no sistema de ensino.

De referir que em tempos foi desenvolvido, no país, um programa mais abrangente de apoio alimentar às escolas, o mesmo era promovido pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA), uma agência do sistema das Nações Unidas.