Internacional Irão registra ataque contra filho do primeiro-ministro de Israel

Irão registra ataque contra filho do primeiro-ministro de Israel


Na passada segunda-feira, o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, revelou que um dos seus filhos foi alvo de uma tentativa de assassínio por parte do Irão. A identidade do filho, no entanto, foi apenas confirmada por uma fonte policial norte-americana, que revelou tratar-se de Yair Netanyahu, de 35 anos.

Durante uma entrevista ao canal de televisão Newsmax, a fonte referiu que em Dezembro de 2023, os serviços de informações israelitas alertaram as autoridades dos Estados Unidos sobre um plano iraniano que tinha Yair como alvo. O filho mais velho de Netanyahu foi imediatamente transportado de volta para Israel, de forma tão apressada que não teve tempo sequer de levar os seus pertences.

A mesma fonte indicou que agentes iranianos operavam na área de Miami, tendo realizado vigilâncias à residência e aos movimentos de Yair, que se mudou para Hallandale Beach em Março de 2023. O tabloide britânico Daily Mail destacou posteriormente o conforto do apartamento onde Yair se encontra, suscitando críticas ao lembrar que milhares de reservistas israelitas foram chamados para a guerra em Gaza, enquanto ele se mantinha à parte, contradizendo assim as suas posições expressas nas redes sociais.

Yair, que é um comentador e podcaster que defende as políticas do pai, tem um histórico de controvérsias online, incluindo a republicação de um meme antissemita e a acusação de que o chefe das forças armadas de Israel, Herzi Halevi, teria conhecimento prévio do ataque do Hamas em 7 de Outubro de 2023 sem informar Netanyahu.

Recomendado para si:  Vice-presidente da Tanzânia renuncia e anuncia retirada da política

O custo mensal da segurança que protege a família Netanyahu, que ascende a 55 mil dólares (cerca de 47 mil euros), foi revelado, e este valor poderá aumentar após um pedido de reforço em Agosto de 2024. Na mesma entrevista, Netanyahu defendeu a necessidade de medidas de protecção, afirmando que “sem ela, poderiam ser bem-sucedidos” em suas intenções.

Recentemente, a protecção dos serviços secretos israelitas (Shin Bet) para a esposa de Netanyahu, Sara, e os filhos Yair e Avner foi prolongada por mais cinco anos, independentemente de Netanyahu continuar no cargo de primeiro-ministro. As eleições legislativas estão agendadas para 27 de Outubro, com o partido Likud de Netanyahu a figurar em segundo lugar nas sondagens.

Uma investigação da comunicação social revelou que a censura militar já tinha sido notificada à cerca desta ameaça, que emergiu um dia após a confirmação por parte do Serviço Secreto norte-americano de um vídeo iraniano ameaçando a vida de Barron Trump, filho do ex-presidente dos EUA, onde se sugere uma recompensa pela sua morte.

Em suma, a revelação sobre a tentativa de assassínio de Yair Netanyahu ocorre em um contexto de tensões políticas e ameaças internacionais, trazendo à tona preocupações quanto à segurança da família do primeiro-ministro israelita.

Destaques da semana