Sociedade 1.262 antigos mineiros beneficiam de compensações avaliadas em 532 milhões de meticais

1.262 antigos mineiros beneficiam de compensações avaliadas em 532 milhões de meticais


Um total de 1.262 antigos mineiros e respectivos familiares, que contribuíram para o Fundo de Providência dos Trabalhadores das Minas de Ouro, Platina e Carvão desde 1989, irá receber pensões e compensações por morte ou doenças profissionais.

O valor estimado para estas compensações ascende a 148 milhões de rands, equivalente a 532 milhões de meticais.

Em decorrência deste processo, brigadas compostas por técnicos nacionais e sul-africanos iniciaram, a partir de ontem e até 14 de Agosto, uma campanha de identificação e cadastramento dos beneficiários nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Os antigos mineiros e os seus familiares podem consultar as listas disponíveis nas direcções do Trabalho Migratório, nos escritórios da Providência dos Mineiros e nos postos do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) situados na Matola e em Maputo, assim como nas cidades de Xai-Xai, Chókwè e Chibuto, em Gaza, e em Massinga e Maxixe, em Inhambane, bem como nas brigadas móveis.

Para a confirmação do direito à pensão, é necessário apresentar um documento que contenha o número de identificação do trabalhador mineiro, designado “Makhulu Skop”, assim como o bilhete de identidade ou passaporte e qualquer recibo de pagamento de salários da empresa mineira correspondente.

Recomendado para si:  Marracuene aprova aumento nas tarifas de transporte público

Este anúncio foi feito ontem em Maputo pela directora nacional do Trabalho Migratório, Alice Brito, e pelos representantes do Fundo de Providência de Mineiros da África do Sul, Frans Phakgadi e Shungana Monjana.

Destaques da semana