Internacional Fenómeno El Niño afecta 19 mil pessoas com escassez de água em...

Fenómeno El Niño afecta 19 mil pessoas com escassez de água em Gaza

Três distritos da província de Gaza, localizada no sul do país, estão a enfrentar uma seca severa devido à escassez de chuvas, uma situação atribuída ao fenómeno El Niño, que afecta actualmente mais de 19 mil pessoas.

Segundo Bonifácio Cardoso, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD), a gravidade da situação é particularmente notória nos distritos a norte da província de Gaza. Em declarações à RFI, Cardoso informou que o INGD, em colaboração com o Governo, está a providenciar água potável às comunidades através de camiões cisternas.

“Estamos a realizar esta intervenção nos distritos de Chigubo, Mabalane e Mapai. Inicialmente, tínhamos um plano para atender 17 mil pessoas, mas agora já estamos a abastecer pouco mais de 19 mil pessoas em 51 comunidades”, afirmou Bonifácio Cardoso.

No distrito de Mabalane, mais de 3 mil pessoas estão a sofrer com a falta de água. O administrador local, Sérgio Moiane, elogiou os esforços do INGD, afirmando que “esta intervenção que está a ser realizada está a ajudar as comunidades, especialmente nas zonas onde não temos acesso à água.”

Recomendado para si:  Filho de Kadhafi é assassinado em ataque armado na Líbia

A crise de água nos distritos de Chigubo, Mabalane e Mapai é resultado da seca prolongada que se regista na região, com as autoridades a distribuírem água às comunidades três vezes por semana, associando a situação ao fenómeno El Niño.

Destaques da semana