Três distritos da província de Gaza, localizada no sul do país, estão a enfrentar uma seca severa devido à escassez de chuvas, uma situação atribuída ao fenómeno El Niño, que afecta actualmente mais de 19 mil pessoas.
Segundo Bonifácio Cardoso, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD), a gravidade da situação é particularmente notória nos distritos a norte da província de Gaza. Em declarações à RFI, Cardoso informou que o INGD, em colaboração com o Governo, está a providenciar água potável às comunidades através de camiões cisternas.
“Estamos a realizar esta intervenção nos distritos de Chigubo, Mabalane e Mapai. Inicialmente, tínhamos um plano para atender 17 mil pessoas, mas agora já estamos a abastecer pouco mais de 19 mil pessoas em 51 comunidades”, afirmou Bonifácio Cardoso.
No distrito de Mabalane, mais de 3 mil pessoas estão a sofrer com a falta de água. O administrador local, Sérgio Moiane, elogiou os esforços do INGD, afirmando que “esta intervenção que está a ser realizada está a ajudar as comunidades, especialmente nas zonas onde não temos acesso à água.”
A crise de água nos distritos de Chigubo, Mabalane e Mapai é resultado da seca prolongada que se regista na região, com as autoridades a distribuírem água às comunidades três vezes por semana, associando a situação ao fenómeno El Niño.
















