Internacional Líderes da SADC reúnem-se em Madagáscar para impulsionar desenvolvimento regional

Líderes da SADC reúnem-se em Madagáscar para impulsionar desenvolvimento regional

A capital malgaxe, Antananarivo, será o palco da 45ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), marcada para o dia 17 de Agosto do corrente ano.

A Cimeira ocorrerá sob o lema “Promover a Industrialização, a Transformação Agrícola e a Transição Energética para uma SADC Resiliente”, focando na aceleração da integração regional através de pilares fundamentais, como o fortalecimento da capacidade industrial e das cadeias de valor regionais, conforme comunicado desta organização regional enviado à Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Os participantes irão discutir a modernização da agricultura, bem como a promoção de uma transição energética inclusiva, com o objectivo de construir uma região SADC mais resiliente, sustentável e coesa.

Durante o evento, Andry Rajoelina, o Presidente de Madagáscar, assumirá oficialmente a Presidência da SADC, sucedendo ao seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.

A cimeira analisará os progressos realizados na implementação do Plano Estratégico Indicativo Regional de Desenvolvimento (RISDP) da SADC para o período de 2020-2030. Serão igualmente apreciados o relatório do Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas da Política, Defesa e Segurança e os avanços considerados sob o lema da 44ª Cimeira, que visava “Promover a inovação para desbloquear oportunidades de crescimento económico sustentado e desenvolvimento rumo a uma SADC industrializada”.

Recomendado para si:  Explosão em fábrica de biocombustíveis nos EUA faz três mortos

Como órgão supremo de decisão da SADC, a Cimeira terá a responsabilidade de definir as prioridades estratégicas para a cooperação, integração e desenvolvimento regional.

O encontro será precedido pelo Comité Ministerial da Troika do Órgão de Cooperação nas Áreas da Política, Defesa e Segurança da SADC, bem como pela Cimeira da Troika do mesmo órgão.