Internacional Cessar-fogo anunciado por Trump é ignorado e conflito entre Israel e Irão...

Cessar-fogo anunciado por Trump é ignorado e conflito entre Israel e Irão intensifica-se

A tensão entre Israel e Irã manteve-se elevada com uma série de ataques recíprocos, desmentindo o cessar-fogo que havia sido anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

A confirmação da continuidade das hostilidades vem na sequência de um comunicado feito por Trump, que propôs a interrupção dos combates em uma publicação na rede social Truth Social.

Segundo informações, o anúncio feito pelo presidente norte-americano previa um intervalo de seis horas para que os ataques cessassem, com um esquema alternado de 12 horas sem ofensivas a ser implementado por cada uma das partes envolvidas. Não obstante, o dia foi marcado por novos confrontos, com Israel reportando pelo menos três mortes em seu território, atribuídas à ofensiva iraniana.

Os ataques israelenses, que visaram diversas áreas da capital iraniana, Teerã, resultaram também em danos significativos na área residencial de Hatikva, no sudoeste de Tel Aviv, com destruição de estruturas e danificações em vários apartamentos. Antes dos ataques, o exército israelense havia emitido avisos para a população, recomendando que procurassem abrigo em várias zonas da capital iraniana.

Recomendado para si:  Zelensky aplaude acordo em Gaza e manifesta esperança de paz na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, contestou a existência de qualquer acordo de cessar-fogo e reiterou a determinação de seu país em retaliar Israel por suas acções. Ele elogiou as Forças Armadas iranianas, afirmando que continuariam a responder a qualquer agressão até o último minuto.