Sociedade Cabo Delgado, Zambézia e Sofala livres aparentemente de surto de sarampo

Cabo Delgado, Zambézia e Sofala livres aparentemente de surto de sarampo

Cabo Delgado, Zambézia e Sofala podem estar livres do surto de sarampo, conforme as autoridades de saúde que confirmam dois meses sem registo de novos casos da doença. 

Esta tendência positiva é atribuída à implementação de diversas acções destinadas a controlar a transmissão do vírus nas comunidades, com destaque para campanhas de sensibilização sobre formas de prevenção e reforço da vacinação.

As medidas adoptadas pelo sector da Saúde incluem a intensificação da vigilância epidemiológica em todas as províncias, com especial atenção para Nampula e Niassa, regiões que continuam a registar casos activos da doença. Desde o início do surto, em Julho do ano passado, o país contabilizou 31 mortes relacionadas com complicações do sarampo, num total de 1.191 casos diagnosticados.

Recentemente, foram reportados oito novos casos nos distritos de Monapo, Angoche e na cidade de Nampula, elevando o total acumulado para 351 casos na província de Nampula, enquanto Niassa permanece com 428 casos confirmados.

O sarampo é uma doença infecciosa viral aguda que se transmite através do contacto directo com gotículas de saliva de indivíduos infectados. O Ministério da Saúde solicita a todos os cidadãos que apresentem sintomas como febre, erupção cutânea, tosse, corrimento nasal ou vermelhidão ocular que se dirijam imediatamente à unidade sanitária mais próxima.

Recomendado para si:  80% da população moçambicana não guarda dinheiro em bancos