Capa Ataque com explosivo em casa de chá na Nigéria causa 19 mortos...

Ataque com explosivo em casa de chá na Nigéria causa 19 mortos e 27 feridos

Uma explosão devastadora ocorreu numa casa de chá na aldeia de Kawuri, localizada no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, conhecida por ser um foco de actividade extremista.

O incidente resultou na morte de 19 pessoas e deixou 27 outras feridas, segundo informações divulgadas por fontes de segurança.

O ataque aconteceu na noite de quarta-feira e, de acordo com Ibrahim Liman, um membro de uma milícia anti-terrorista que colabora com o exército, foram encontrados 19 cadáveres e 27 pessoas feridas. Este balanço foi confirmado também por dois outros milicianos presentes no local.

A aldeia de Kawuri está situada a cerca de 50 quilómetros da capital do estado, Maiduguri, e tem sido alvo de ataques frequentes devido à insurgência terrorista que assola a região há 14 anos.

Este atentado ocorre algumas semanas após uma série de ataques suicidas na região de Gwoza, também no estado de Borno, que resultaram na morte de 32 pessoas e visaram um casamento, um hospital e funerais.

Recomendado para si:  Desabamento em mina de coltan na RDC pode ter causado até 300 mortos

Embora nenhum grupo tenha reivindicado oficialmente a responsabilidade pelo ataque em Kawuri ou pelos atentados anteriores na região de Gwoza, o grupo extremista Boko Haram e o Estado Islâmico na África Ocidental são conhecidos por operar na área.

Desde o início do conflito em 2014, os atentados bombistas nas cidades nigerianas tornaram-se menos frequentes, após o exército ter expulsado os extremistas das áreas que controlavam. No entanto, os grupos terroristas continuam a realizar ataques e emboscadas nas zonas rurais.

O Presidente Bola Ahmed Tinubu, que assumiu o cargo em Maio de 2023, fez da luta contra a insegurança uma das suas principais prioridades. As forças armadas nigerianas também estão engajadas no combate a grupos fortemente armados no noroeste do país.

Destaques da semana