Sociedade Queimadas destruíram cerca de 500 hectares de vegetação na Reserva Especial de...

Queimadas destruíram cerca de 500 hectares de vegetação na Reserva Especial de Maputo

Cerca de 500 hectares de vegetação foram destruídos na sequência das queimadas descontroladas que se registaram na quinta-feira, na Reserva Especial de Maputo (REM), no distrito de Matutuine.   

Miguel Gonçalves, administrador da REM, explicou que a área afectada corresponde a 0,5 por cento da reserva que tem cerca de 104 mil hectares, contra os 50 por cento noticiados anteriormente.

Acrescentou que o incêndio resultou na perda da vegetação, danificação de postes de transmissão de linhas das telecomunicações mas não causou danos à fauna bravia. Gonçalves apontou que, até ao momento, as causas das queimadas são desconhecidas, mas aventou a hipótese, de tratar-se de de fogo posto.

Avançou que já havia um plano de queimar a área atingida pelo incêndio, como forma estratégica de revitalização da pastagem, acção que obedeceria a procedimentos adequados.  É que, segundo explicou, as pradarias, o matagal e a floresta densa da reserva são estratos que dependem do fogo para a sua revitalização e manutenção das áreas.

O administrador garantiu que a REM está equipada de meios de combate aos incêndios como bate-fogos, quebra-fogos, tanques de água, entre outros, criados para prevenção de eventuais casos de queimadas descontroladas.

Por sua vez, Armindo Armane, director de conservação na Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), disse que tem havido campanhas de sensibilização, com alguma regularidade, junto das comunidades, com vista a alertar sobre os perigo e impactos negativos das queimadas descontroladas, e para  a necessidade e importância da preservação do meio ambiente.