Vinte e três kits de equipamento médico e fármacos para o tratamento da cólera foram entregues pela embaixada da Federação Russa aos serviços provinciais de Saúde de Cabo Delgado.
Segundo o ministro conselheiro, da embaixada Russa em Maputo, Dmitry Sorokin, o donativo foi mobilizado na sequência do apelo formulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moçambique, para a prevenção da cólera e outras doenças diarreicas, durante o período chuvoso que se avizinha.
Para a gestora de incidentes e resposta humanitária da OMS em Moçambique, Jane Maina, o donativo vai suprir dar resposta, em caso de registo de surtos de diarreias, em Cabo Delgado, onde os efeitos do ciclone Kenneth, que assolou a província em 2019, ainda são visíveis a par da destruição provocada pelos ataques terroristas.
Por sua vez, a representante da Secretária do Estado na província e directora dos serviços provincial de Saúde, Anastácia Lidimba, agradeceu o gesto e prometeu que tudo será feito, para que o material e os fármacos sejam usados para o fim a que foram disponibilizados.
Os 23 kits são considerados suficientes para atender perto de 3 mil doentes de cólera entre graves e moderados.
A província de Cabo Delgado foi recentemente assolada pela epidemia de cólera que afectou 3400 pessoas.
A epidemia, durou mais de um ano, 2020/2021 e afectou o distrito de Mocimboa da Praia, Macomia, Ibo, Pemba, Metuge, Montepuez, Chiúre, Quissanga e Mecufi.