O Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM), a nível da Cidade de Maputo, revelou hoje em conferência de imprensa que durante a semana finda cinco pessoas morreram e 13 contraíram ferimentos graves e dois ligeiros em consequência de 20 acidentes de viação, contra 19 do mesmo período de ano passado em diferentes artérias da capital moçambicana.
Falando a jornalistas no habitual briefing semanal, o porta-voz da Policia da República de Moçambique (PRM) a nível da cidade de Maputo, Orlando Mudumane, disse que 10 foram do tipo atropelamento carro peão, cinco choque entre carros, quatro choque carro objecto fixo e um despiste seguido de capotamento.
Mudumane referiu que as prováveis causas dos acidentes registados foram a falta de vigência de regulamento de estrada como o excesso de velocidade, má travessia de peão, corte de prioridade e outras manobras perigosas.
Entretanto, apelou aos automobilistas maior responsabilidade, prudência na condução e que implementem o que exactamente aprenderam na escola de condução.
“Infelizmente temos notado alguns automobilistas que parecem que só saíram das residências e foram a via pública sem que tenham passado de uma escola de condução, apelamos para que haja muita responsabilidade e condução responsável para evitar situações de acidente de viação”, ressaltou
No ocasião, Mudumane afirmou ainda que nas diligências feitas pela PRM em conexão com a Polícia de Trânsito foram detidos 54 indivíduos indiciados na práticas de vários actos criminais tais como 27 indiciados nos crimes contra propriedade e igual número de crimes contra pessoas.
Na mesma semana em análise a polícia fiscalizou 4103 viaturas, destas 37 foram apreendidas por diversas irregularidades, passou 1595 avisos de multa aos automobilistas infractores, e submeteu ao teste de álcool a 57 automobilistas, portanto 26 foram surpreendidos a conduzir sobre efeito de álcool.
Ainda neste período foram detidos três indivíduos por condução ilegal e dois automobilistas detidos por abandono de sinistrado.