“O Governo deposita a sua esperança e responsabilidade na juventude, não só como continuadora da luta pela construção da nação moçambicana, mas sobretudo, no engenho e criatividade da juventude para encontrar soluções mais criativas e práticas para os problemas que apoquentam a nossa sociedade”,refere.
Recentemente, o Primeiro-ministro, Alberto Vaquina, veio a público anunciar que o Executivo vai desembolsar um milhão de meticais para financiar iniciativas empreendedoras no contexto das acções que visam dar resposta a problemática do desemprego nos jovens nas grandes cidades.
Este projecto, que já está a ser implementado na Cidade de Maputo, tem por objectivo financiar projectos de desenvolvimento sócio-económico com vista ao combate à pobreza e à promoção do empreendedorismo.
Pelo menos em Maputo os resultados desta iniciativa são considerados como sendo bastante animadores , uma vez que os mutuários que receberam os apoios financeiros estão já a desenvolver os projectos por si propostos, dos quais se destaca a criação de frango, salão de cabeleireiro, prestação de serviços entre outros.
Dados disponíveis indicam que perto de metade do valor desembolsado na capital do país já foi reembolsado, facto que fará com que este ano haja mais beneficiários.
No que respeita à cidade de Quelimane, na Zambézia existem indicações dando conta de que dentro de um mês os jovens poderão se candidatar ao Fundo PRO-JOVEM. Os que serão seleccionados terão uma capacitação em matérias de plano de negócio, empreendedorismo, entre outras matérias destinadas para reforçar a sua capacidade de gestão do fundo de forma sustentável.