Segundo informou, de 2010 a 2012 foram atribuídas 719 bolsas de estudo em várias instituições de ensino. Daquele total, 61 foram concedidas aos desmobilizados de guerra e seus filhos, a maior das quais na UEM e UP .
“Este ano o Governo está a trabalhar para que pelo menos 50 filhos de antigos combatentes e de desmobilizados de guerra beneficiem de bolsas de estudo”, frisou .
No âmbito da reinserção social do combatente, o Ministério de tutela lançou nos finais do ano passado um projecto de construção de 45 casas para os combatentes portadores de grande deficiência residentes no Centro 4◦ Congresso. O empreendimento foi lançado na província de Maputo e será levado a cabo em várias fases.
A construção destas habitações surge como resultado do memorando assinado em 2010 entre o Ministério dos Combatentes e o Conselho Municipal da Matola, no quadro da conjugação de sinergias com vista a inserção dos combatentes em actividades produtivas através da formação profissional e emprego, cedência de talhões para habitação, assim como concessão de DUAT aos combatentes.
No mesmo âmbito, o ministério financiou no período compreendido entre 2010 e Junho de 2012, cerca de 411 projectos, sendo 156 de desmobilizados de guerra e os remanescentes 255 que beneficiaram os veteranos da luta de libertação nacional. O comércio, a agricultura e avicultura são as áreas onde os investimentos têm sido canalizados por parte dos beneficiários.
Com vista a incrementar e incentivar o desenvolvimento de actividades geradoras de renda, o governo criou o Fundo de Inserção Social do Combatente (FISC), que tem estado a produzir resultados encorajadores um pouco por todo o país.
De referir que paralelamente a construção de casas para os combatentes portadores de grande deficiência, o Ministério dos Combatentes esta a realiza diversas actividades em cumprimento do seu plano Económico e Social nomeadamente registo de combatentes e distribuição de cartões, sendo que até o presente momento estão registados cerca de 154.988 combatentes. Deste número, 74.496 são veteranos da luta de libertação nacional e 80.492 são desmobilizados de guerra , sendo que 10.482 já possuem cartão de combatente.