Sociedade Em risco de perder emprego na RAS: Iminente acordo salva mineiros moçambicanos

Em risco de perder emprego na RAS: Iminente acordo salva mineiros moçambicanos

Em risco de perder emprego na RAS: Iminente acordo salva mineiros moçambicanos
O acordo é aguardado com bastante expectativa pelos moçambicanos que, desde a última quadra festiva, encontram-se no país na sequência do encerramento do sector produtivo da mina pelo grupo “Harmony Gold Mine”, receando a eclosão de uma possível greve.

Fonte do Ministério do Trabalho indica que o processo está a ser dirigido pela Comissão Nacional de Mediação e Arbitragem Laboral daquele país, considerando os desentendimentos que marcaram as relações entre a entidade patronal e os trabalhadores.

Com o memorando as partes concordam em reiniciar as operações na sua plenitude e sem distúrbios laborais.

No total a mina Kusasalethu emprega mais de quatro mil trabalhadores de várias nacionalidades, dos quais 219 são moçambicanos. Do universo dos moçambicanos, apenas quatro é que continuavam a trabalhar, sendo que a maioria está em casa, mas com salário garantido.

De acordo com a fonte, grupos sindicais rivais estão no centro da tensão na mina. Tudo gira em torno da legitimidade do controlo dos trabalhadores e sua representatividade perante a entidade patronal.

Enquanto isso, parte dos mais de quatro mil mineiros moçambicanos que trabalham no grupo Anglo American Platinum, a maior produtora mundial de platina que opera na República África do Sul, estão entre os 14 mil mineiros que poderão ser despedidos por aquela firma.

Informações disponíveis dão conta que, ao tomar aquela medida, a companhia pretende recuperar o dinheiro perdido ao longo da greve violenta registada em Marikana no ano passado e que custou a vida a cerca de 50 mineiros.

Há dias a firma anunciou o enceramento de duas minas e a venda de uma outra. Perante este facto, os mineiros do turno da noite da última terça-feira recusaram-se a fazer-se aos seus postos de trabalho na mina de Amplants, em Rustenburg, em protesto contra a medida.