Internacional Mundo Turquia responde a disparo sírio com novo ataque

Turquia responde a disparo sírio com novo ataque

O Exército turco lançou um novo ataque de retaliação depois de um disparo sírio ter voltado a atingir a aldeia turca de Akçakale, no Sudeste do país, junto à fronteira.
Turquia responde a disparo sírio com novo ataque

A resposta turca está a ser noticiada pela agência de notícias Dogan.

Um projéctil disparado pela artilharia síria caiu neste domingo na aldeia de Akçakale, a mesma onde um míssil atingiu uma casa na quarta-feira, matando cinco civis da mesma família. Desta vez, o disparo não fez vítimas, diz a televisão de notícias turca NTV. O projéctil caiu no jardim de um edifício público.

Ancara respondeu a esse primeiro disparo atacando uma série de alvos militares sírios ao longo da fronteira. Entretanto, o Parlamento turco aprovou a realização de ataques militares transfronteiriços sempre que estiver em causa a segurança nacional.

O ataque sírio foi condenado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e Damasco pediu desculpas ao Governo turco. O primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, já disse que a Turquia não quer entrar em guerra com a Síria de Bashar al-Assad, mas garantiu que o seu país não voltará a ficar parado quando a sua integridade territorial é posta em causa.

O incidente de quarta-feira foi o que desencadeou a primeira resposta turca mas não foi o primeiro deste género desde o início da revolta síria, em Março de 2011: já em Abril deste ano o Exército sírio disparou contra um campo de refugiados sírios na Turquia, matando dois sírios e dois guardas turcos; em Junho, os sírios derrubaram um caça turco, matando os dois seus ocupantes.