Internacional Mundo Obama acusa Romney de ter mentido durante debate

Obama acusa Romney de ter mentido durante debate

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumindo uma postura ofensiva, acusou nesta quinta-feira (4) seu adversário republicano Mitt Romney de ter mentido na véspera durante seu debate transmitido pela televisão e ironizou ao falar da ausência do “verdadeiro Mitt Romney”.
Obama acusa Romney de ter mentido durante debate
“Se você quer ser presidente, deve a verdade aos americanos”, afirmou Obama durante um discurso em Denver (Colorado, oeste), cidade onde foi realizado o primeiro debate das eleições presidenciais. Para a maior parte dos analistas e também de acordo com pesquisas, o debate foi vencido pelo republicano.

“Quando eu subi no palco, encontrei este indivíduo em forma, que parecia ser Mitt Romney. Mas esse não podia ser Mitt Romney!”, afirmou Obama diante de 12.000 pessoas.

“O verdadeiro Mitt Romney viajou pelo país prometendo 5 bilhões em incentivos fiscais que beneficiam os mais ricos”, afirmou ainda, cuja energia durante seu discurso de 21 minutos contrastava com sua atitude apática no debate de quarta.

Pesquisas feitas após o debate apontam uma vitória de Romney. Entre os telespectadores da cadeia “CNN”, 67% consideraram que Romney foi superior no primeiro debate rumo ao pleito de 6 de Novembro. O candidato democrata contou com o apoio de apenas 25% dos participantes deste inquérito.

Recomendado para si:  350 alpinistas resgatados no Monte Evereste após tempestade de neve

Outra pesquisa, esta realizada pela cadeia “CBS”, revela que 46% dos seus telespectadores consideraram o republicano melhor, contra 22% que viram vitória de Obama e 34% que acharam a disputa equilibrada.

Jovens

Apesar disso, pesquisa feita antes do debate mostra que Obama aumentou em 16 pontos percentuais a vantagem que tem sobre seu adversário Mitt Romney entre os jovens de 18 a 25 anos, segundo divulgação do Public Religion Research Institute (PRRI) nesta quinta.

Obama obteve 55% das intenções de voto neste setor da população, contra 39% de Romney, segundo o estudo dos valores e opções políticas desses jovens, realizado em colaboração com o Centro Berkley para a Religião e a Paz da Universidade de Georgetown, em Washington.

No total, 66% afirmam estar inscritos para votar, e a metade deles tem absoluta certeza de que votarão no próximo dia 6 de Novembro.

Globo