A Agência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) apresentou uma nova base de dados global que visa quantificar o valor do comércio electrónico.
A iniciativa foi anunciada durante a sexta reunião do Grupo de Trabalho da UNCTAD sobre Medição do Comércio Electrónico e da Economia Digital, que reuniu representantes de 42 países.
A UNCTAD enfatiza a importância de uma medição mais precisa do comércio online, destacando que esta é fundamental para o desenvolvimento de políticas eficazes em áreas como tributação, concorrência, acordos comerciais digitais, protecção do consumidor e inclusão digital.
A entidade também sublinhou que empresários de micro, pequenas e médias empresas poderão beneficiar significativamente de Dados mais robustos na área.
De acordo com informações disponíveis, as vendas online estão a crescer a um ritmo superior ao do Produto Interno Bruto (PIB) global. Contudo, a maioria dos países ainda não dispõe de estatísticas adequadas que capturem o valor das transacções online, do comércio digital transfronteiriço e da rápida expansão do comércio através das redes sociais.
















