Internacional Vox apresenta proposta de proibição do uso de véu integral em espaços...

Vox apresenta proposta de proibição do uso de véu integral em espaços públicos na Espanha

O partido espanhol Vox anunciou a sua intenção de levar ao Parlamento uma proposta que visa proibir o uso de véus integrais, como a burca e o niqab, em espaços públicos. A notícia foi avançada pelo jornal El País.

A proposta, que já se alinha a decisões de países como Dinamarca, França e Bélgica, assim como à recente aprovação de uma medida semelhante em Portugal, prevê multas que podem chegar a 600 euros para as mulheres que optarem por usar estes tipos de véus. A justificativa apresentada pelo Vox para tal medida é a protecção da “identidade ocidental” de Espanha.

Pepa Millán, porta-voz do grupo parlamentar do Vox, anunciou a proposta na terça-feira e disse que a iniciativa não visa apenas proteger mulheres que possam ser forçadas a cobrir-se, mas também abordar questões de segurança associadas ao uso de véus que ocultam o rosto. Millán enfatizou que a identidade ocidental de Espanha, na sua perspectiva, é incompatível com a religião muçulmana.

Além das multas, a proposta do Vox também prevê penalizações que podem chegar a três anos de prisão para quem impuser o uso de véus integrais através de violência, intimidação ou coação.

Recomendado para si:  Filho de Kadhafi é assassinado em ataque armado na Líbia

Destaques da semana