Internacional Portugal vai às urnas a 18 de Janeiro para eleger novo Presidente

Portugal vai às urnas a 18 de Janeiro para eleger novo Presidente

Portugal irá realizar as eleições presidenciais no dia 18 de Janeiro de 2026, conforme anunciado pela Presidência da República. O decreto que fixa a data foi assinado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e será publicado no Diário da República.

Nos últimos meses, o chefe de Estado havia indicado a intenção de marcar as eleições para este dia. Em Junho, ao ser questionado sobre as candidaturas, optou por não comentar, afirmando: “Não me vou pronunciar daqui até à eleição, que é em Janeiro, espero que a 18 de Janeiro, ainda nem sequer fixei a data.”

As declarações do Presidente seguiram-se a uma primeira referência, em Janeiro deste ano, onde Marcelo mencionou a possibilidade de as eleições ocorrerem no dia 25. Com a oficialização da data, os cidadãos portugueses já sabem que irão às urnas a 18 de Janeiro.

A escolha desta data evita que o prazo limite para a entrega de candidaturas coincida com o Natal e garante que uma eventual segunda volta não ocorra no domingo de Carnaval. Assim, se necessário, a segunda volta das presidenciais, que deve acontecer três semanas após a primeira, será realizada a 8 de Fevereiro, evitando o conflito com as festividades do Carnaval, que ocorrem a 15 de Fevereiro.

Recomendado para si:  Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

Destaques da semana