A xAI, empresa de inteligência artificial liderada por Elon Musk, apresentou recentemente a Grokipedia, uma nova plataforma que se posiciona como uma alternativa à Wikipédia. Com mais de 885.000 artigos gerados pela IA do Grok, a ferramenta foi anunciada por Musk na rede social X.
A Grokipedia está disponível a nível global e oferece uma interface de pesquisa simples, permitindo que os utilizadores acessem informações de maneira fácil e rápida, com a intenção de partilhar “a verdade”. Neste momento, a plataforma conta com 885.279 artigos, todos apresentados em formato de texto, não incluindo imagens.
Em uma publicação na rede social X, Musk explicou que esta é a versão inicial da Grokipedia, prometendo melhorias nas edições futuras. A plataforma foi desenvolvida em código aberto, o que significa que qualquer utilizador pode aceder aos seus serviços “sem qualquer custo”.
Os artigos na Grokipedia têm a possibilidade de serem editados, sendo que as alterações realizadas podem ser visualizadas, embora essa funcionalidade ainda não esteja disponível para todos os utilizadores. A nova plataforma também deve ser considerada no contexto de que alguns conteúdos podem ser adaptados da própria Wikipédia.
A porta-voz da Fundação Wikimedia, Lauren Dickinson, comentou sobre a situação, afirmando que já foram realizadas “muitas experiências para criar versões alternativas da Wikipédia”, e assegurou que essas iniciativas “não interferem” com o trabalho e missão da organização.

















