Internacional Governo dos EUA cancela 83% dos programas da USAID

Governo dos EUA cancela 83% dos programas da USAID

O governo norte-americano anunciou o cancelamento de 83 por cento dos programas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o que equivale a cerca de 5.200 contractos.

A revelação foi feita pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, através da rede social X.

Esta revisão da ajuda internacional, que iniciou há seis semanas, visa a implementação de uma estratégia mais eficiente e económica, permitindo a poupança de “dezenas de milhares de milhões de dólares” em iniciativas que, segundo Rubio, “não funcionaram” e, em alguns casos, até “prejudicaram os interesses dos EUA”.

Rubio sublinhou que a administração do Presidente Donald Trump está determinada a manter apenas 18 por cento dos programas da USAID, o que se traduz em aproximadamente mil contractos. Estes programas que permanecem activos serão agora geridos de forma mais eficaz pelo Departamento de Estado, conforme afirmou o Secretário de Estado.

A decisão do governo norte-americano levanta questões sobre o futuro da ajuda internacional e as suas implicações para os países que dependem deste apoio. A medida é vista como parte de um esforço mais amplo do governo Trump para reformular a política externa dos EUA e garantir que os investimentos no estrangeiro estejam alinhados com os interesses nacionais.

Recomendado para si:  Tempestade tropical Halong provoca um morto e dois desaparecidos no Alasca