Sociedade Manica enfrenta ameaça de crise alimentar com mais de 100 mil pessoas...

Manica enfrenta ameaça de crise alimentar com mais de 100 mil pessoas em situação crítica

Na província de Manica, mais de cem mil pessoas enfrentam uma situação alarmante de risco de crise alimentar devido à fraca produção agrícola registada na campanha deste ano.

Os distritos mais afectados incluem Machaze, Tambara, Guro e Macossa, onde muitas famílias perderam as suas culturas agrícolas em consequência do fenómeno El Niño, que devastou as plantações e reduziu drasticamente a colheita.

Das pessoas afectadas, cerca de 49 mil já se encontram em emergência e necessitam urgentemente de assistência alimentar, conforme informou Dionísio Rapeque, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Direcção Provincial de Agricultura e Pesca de Manica.

Em resposta a esta crise, o governo, em colaboração com diversos parceiros, está a intensificar os esforços para fornecer alimentos às populações em necessidade.

Além disso, estão a ser distribuídas sementes para assegurar que os produtores possam preparar-se adequadamente para a próxima época agrícola, evitando que a situação se agrave no futuro.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher sofre queimaduras graves após ataque do marido por ciúmes