Na província de Manica, mais de cem mil pessoas enfrentam uma situação alarmante de risco de crise alimentar devido à fraca produção agrícola registada na campanha deste ano.
Os distritos mais afectados incluem Machaze, Tambara, Guro e Macossa, onde muitas famílias perderam as suas culturas agrícolas em consequência do fenómeno El Niño, que devastou as plantações e reduziu drasticamente a colheita.
Das pessoas afectadas, cerca de 49 mil já se encontram em emergência e necessitam urgentemente de assistência alimentar, conforme informou Dionísio Rapeque, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Direcção Provincial de Agricultura e Pesca de Manica.
Em resposta a esta crise, o governo, em colaboração com diversos parceiros, está a intensificar os esforços para fornecer alimentos às populações em necessidade.
Além disso, estão a ser distribuídas sementes para assegurar que os produtores possam preparar-se adequadamente para a próxima época agrícola, evitando que a situação se agrave no futuro.