A sede do posto administrativo de Chire, no distrito de Morrumbala, na província da Zambézia, está isolada da sede distrital devido ao transbordo dos rios Zimuco e Missungue.
A chuva que cai desde o mês de dezembro passado fez com que os rios transbordassem, inundando as estradas que ligam a sede do posto administrativo à sede distrital.
As pontes que atravessavam os dois rios desabaram há mais de um ano, durante a passagem dos dois últimos ciclones.
Como resultado, a população da sede do posto administrativo de Chire está a ter dificuldades para se deslocar e a receber bens e serviços essenciais.
O diretor do Serviço distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Morrumbala, Filipe Choroso, disse que para garantir a assistência sanitária à população do posto administrativo, o setor adoptou a estratégia de preposicionamento de meios e medicamentos.
“Estamos a garantir que os meios e medicamentos cheguem à sede do posto administrativo, mesmo com as dificuldades de acesso”, disse Choroso.
O diretor do Serviço distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Morrumbala apela à população para que tome precauções para evitar doenças, como diarreia e malária.
O transbordo dos rios Zimuco e Missungue é um problema sério que está a afetar a população da sede do posto administrativo de Chire.
O Governo deve tomar medidas para resolver este problema o mais rapidamente possível, para que a população possa ter acesso a bens e serviços essenciais.