A impressão das cartas de condução provisórias nas cidades de Maputo e Matola regressou esta segunda-feira, 13 de Junho, após duas semanas de suspensão devido a problemas no sistema.
Os utentes estão satisfeitos com a retoma do serviço, mas queixam-se do problema da demora no atendimento por parte do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO).
“Finalmente consegui. Eu tentava renovar a minha carta de condução desde quinta-feira da semana passada”, disse Jossias Cossa, um dos utentes entrevistados pelo O País.
Foram duas semanas sem o serviço de impressão das cartas de condução e a vida dos condutores tornou-se complicada. “Quase que não se pode circular em Moçambique com uma carta caducada. É claro que temos aquele período de um mês. Há sempre uma complicação da Polícia quando se circula com a carta fora do prazo”, referiu Jossias Cossa.
Recorde-se que as restrições verificadas decorreram de anomalias na provisão de serviços de comunicação que suportam os sistemas informáticos em uso na instituição. As cartas biométricas não estão ainda a ser impressas, desde Janeiro deste ano, porque o INATRO não efectuou o pagamento à Brithol Michcoma de uma dívida de 40 milhões de meticais referentes à impressão de mais de 100 mil cartas entre Julho e Novembro de 2021.