Internacional Cerca de 5 mil pessoas protestaram contra o fecho de teatros e...

Cerca de 5 mil pessoas protestaram contra o fecho de teatros e cinemas na Bélgica

Milhares de pessoas desfilaram no domingo pelo centro de Bruxelas, na Bélgica, contra o encerramento obrigatório das salas de espetáculo, cinema e teatro devido à nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2.

Pelas ruas da capital, em clima de festa apesar do dia cinzento e chuvoso, cerca de 5 mil pessoas, segundo dados da polícia, responderam ao apelo de trabalhadores e artistas para protestar contra as medidas acordadas entre o governo e as regiões, na quarta-feira.

A Bélgica, que já tem medidas de contenção como o teletrabalho parcialmente obrigatório e o encerramento noturno de bares e restaurantes, proíbe a partir deste domingo grande parte das atividades culturais em espaços interiores à exceção de museus e bibliotecas.

Apesar da proibição, dezenas de salas permaneceram abertas, desobedecendo às autoridades, para receber o público militante em prol do setor.

No entanto, a polícia desse município fez saber que não tinha intenção de controlar as aberturas e fechos dos espaços culturais porque planeava concentrar o seu efetivo no protesto.

Algumas associações, como a Liga dos Direitos Humanos ou a Federação dos Funcionários das Artes Cénicas, anunciaram que vão apelar ao Conselho de Estado, que se realiza na próxima semana, para reverter estas medidas.

Recomendado para si:  Brasileira morre após cirurgia plástica na Bolívia

Destaques da semana