Sociedade Música para a mulher

Música para a mulher

Concertos de música dedicada à mulher pelo 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, que amanhã se assinala no país, marcam as actividades do presente fim-de-semana no que concerne às realizações de carácter cultural e de entretenimento.

Com efeito, às 18.00 horas do próprio 7 de Abril, sete mulheres artistas sobem ao palco do Modaskavalu, junto ao Teatro Avenida, na baixa da cidade de Maputo, para um espectáculo intitulado “Femme-Nomenal”.

Trata-se das artistas Espirits Endigenous, Jazz P, Tina Mucavele, Marina Chichava, Marisa Gulli, Melita Matsinhe e Orlanda Conceição que assim decidiram unir as suas vozes em prol da mulher.

Ainda amanhã, domingo, a conceituada intérprete Yolanda Kakana, também oferece um concerto à mulher, desta feita no espaço Matola Shining Night Live, mais conhecido por Machampulene, em Mahlampsene, Município da Matola.

No mesmo dia, mas já no espaço artístico Mbuva, o músico Tomás Urbano canta para a mulher num concerto intitulado “Thlanga Upimela” acompanhado pela banda Safelute.

Entretanto, hoje, os músicos Tinito e Albino Nguenha sobem às 21.00 horas, ao palco do espaço musical Ascendente, em Maputo, para um espectáculo musical dedicado ao 7 de Abril. No concerto, os dois músicos serão acompanhados pela banda Central Line, liderada pelo músico Humbe Benedito.

Recomendado para si:  Pescador desaparecido após naufrágio em Pebane durante tempestade

Música para a mulher

O concerto foi organizado numa perspectiva de enaltecer os valores da mulher moçambicana, ao mesmo tempo que, através da música, se exalta as suas acções nos vários domínios da vida social, cultural, política e económica.

Hoje ainda, o músico e actor de teatro, Dadivo José, apresenta a partir das 22.00 horas, o seu terceiro concerto musical, no Café-Bar Gil Vicente.

Depois de ter oferecido o primeiro concerto em 2011, o “show” será uma ocasião para o artista partilhar com o público, o que poderá ser o seu primeiro disco de originais.

Por sua vez, o espaço artístico Xima-Bar também decidiu reservar o fim-de-semana a concertos dedicados à mulher moçambicana. Com efeito, a conceituada cantora Elsa Mangue subirá ao palco do Xima acompanhada por uma banda composta pelos seus amigos. Com uma carreira musical iniciada nos anos 80, muito à custa das canções que interpretou inspirada no Moçambique social, Elsa Mangue é uma mulher de sentimentos intensos com vários temas que a tornaram referência na música nacional.

Para encerrar o ciclo de espectáculos do Xima, amanhã, o músico Roberto Chitsondzo sobe ao palco para proporcionar momentos de boa música aos que acorrerem para aquele espaço artístico.

Destaques da semana