Sociedade Criminalidade Crime organizado está sob controlo

Crime organizado está sob controlo

Crime organizado está sob controlo
Comentando em torno do crime organizado, sobretudo dos raptos registados em diversos pontos do país, o governante afirmou que “não podemos dizer que já estão julgados todos os casos de raptos havidos, pois isso não compete a nós. Mas a investigação foi realizada e o nível de conhecimento a que se chegou e as provas materiais reunidas deixam-nos tranquilos para dizermos que de facto o Estado está a controlar o crime organizado no país”.

Um dos desafios que se coloca tem a ver com os meios de trabalho. É por isso que anualmente o Governo tem vindo a dedicar uma parte do seu orçamento para as unidades do Ministério do Interior.

“O que acontece é que as necessidades são muitas ou seja vão para além da capacidade real da economia do país. Por isso, vamos resolvendo (os problemas) a pouco e pouco”, sublinhou.

Para já, o Ministério do Interior nunca irá se sentir confortável com o crime devido ao mal que cria aos cidadãos. Basta dizer que os efeitos da criminalidade vão para além das pessoas que sofrem directamente, sobretudo quando se trata do crime organizado e violento.

“Nunca nos podemos confortar com o crime. Mesmo perante um furto, as pessoas ficam com medo de sair de casa temendo ficar sem os seus bens. Todavia, nós sentimo-nos confortados porque há capacidade criada para combater a criminalidade. Estamos em condições de garantir a tranquilidade e ordem públicas aos cidadãos moçambicanos. O que precisamos é continuar a consolidar essa capacidade”, destacou o ministro.

Ontem, o governante manteve um encontro com uma parte dos seus efectivos, nomeadamente das áreas de Polícia, Serviço Nacional de Salvação Pública, Migração e Direcção de Identificação Civil.