Trata-se, conforme soubemos junto da nossa fonte, de uma medida preventiva dos eventuais casos de acidentes de viação que, diariamente, provocam luto, mutilam vidas humanas e provocam avultados danos materiais.
Com efeito, equipas multissectoriais da Polícia de Trânsito, INATER e dos Transportes e Comunicações desdobram-se, em Sofala, nas operações de fiscalização rodoviária.
A medida visa essencialmente consolidar a educação pública, mormente no seio dos automobilistas e beneficia igualmente aos peões na travessia de passarelas incluindo alunos de diferentes estabelecimentos localizados nas bermas das principais vias.
Para Chiro, a província de Sofala conta com os chamados pontos-negros, ou seja, locais que ciclicamente ocorrem acidentes de viação como nas cidades da Beira e Dondo, zonas de Muxúnguè, Gorongosa e Nhamatanda.
O facto acontece fundamentalmente ao longo das Estradas Nacionais números Seis (N6), entre a vila fronteiriça de Machipanda e cidade portuária da Beira, e Um (N1) que liga o país do Rovuma ao Maputo.