O porta-voz do Comando-Geral da Polícia, Pedro Cossa, diz que houve negligência na evasão dos 16 reclusos da 5a esquadra da Polícia, na província de Maputo. Neste momento, já foi aberto um processo-crime e disciplinar contra os cinco agentes, acusados do desleixo.
Pedro Cossa, que falava durante o habitual balanço semanal, referiu que os referidos reclusos se encontravam em prisão preventiva e eram acusados de prática de diversos crimes, dentre os quais roubos e violação de menores.
Outra situação criminosa registada ao longo da semana tem que ver com o assalto a um estabelecimento comercial em Marromeu, distrito de Sofala, onde um grupo de indivíduos amarrou quatro guardas do referido estabelecimento, para, depois, arrombá-lo e roubarem duzentos mil meticais. Cossa avançou que a polícia ainda está a investigar o caso.
No capítulo de delitos, a polícia registou um total de 124 casos, contra 284 ocorridos em igual período do ano passado. Porém, nota preocupante vai para os acidentes de viação, tendo sido registados 42 casos, que resultaram em 32 óbitos e dezenas de feridos.