A transferência da gestão deste sistema foi formalizada através de um memorando de entendimento assinado entre o ministro das Obras Públicas e Habitação (MOPH), Cadmiel Muthemba, e o presidente do município, David Simango.
São no total 15 quilómetros de drenagem divididos por dois sistemas, o primeiro a céu aberto para a captação de águas pluviais e o outro para as águas residuais que antes eram geridos pela Direcção Nacional de Águas (DNA) e pelo próprio município.
Pretende-se com esta iniciativa melhorar a gestão e manutenção deste sistema e acabar com o problema de degradação que caracteriza uma boa extensão das infra-estruturas, construídas a cerca de trinta anos.
Falando na ocasião, David Simango afirmou que a passagem de gestão das drenagens vai permitir uma intervenção integrada e eficaz para a resolução dos problemas de saneamento na capital.
`É um desafio para o município e esperamos contar com o apoio técnico do Estado para melhorar este serviço e passar a integrar a comunidade na manutenção e gestão das drenagens na urbe´, afirmou Simango.
Acrescentou que para tal deverão ser criadas equipas conjuntas que deverão unir sinergias para a rápida concretização do plano de gestão para a melhoria das condições do saneamento do meio e drenagem de águas.
Por sua vez, Cadmiel Muthemba afirmou que ao transferir a gestão do sistema de drenagem para a autarquia, o Estado não está a abandonar a sua função, mas sim a alargar as competências do município.
`Mesmo processo ocorreu na Beira, onde o município já está a gerir os sistemas de drenagem. Agora esperamos que o município de Maputo melhore o serviço prestado na gestão destas infra-estruturas´, afirmou.
Entretanto, o coordenador do Gabinete de Drenagem na DNA, Dante Carimo, explicou que o sistema de drenagem da cidade de Maputo estende-se por uma área de 1500 hectares que partem da Avenida Vladimir Lenine até à Estação de Tratamento de Águas do Infulene.
A gestão e manutenção deste sistema custam aos cofres do Estado cerca de 12 milhões de meticais anualmente e, segundo Dante Carimo, são estes recursos financeiros, infraestruturais, materiais e humanos que serão também transferidos para o Município.