Eleito nas eleições intercalares de Abril passado, em substituição de Lourenço Macul, falecido vítima de doença, Guimino revelou que já chegou a hora de colocar os pontos nos “is” e traços nos “tês”, mostrando ao público, particularmente aos munícipes da chamada “Terra de Boa Gente”, algumas pessoas que comprometem o bom desempenho da edilidade.
Segundo ainda o Notícias, o edil de Inhambane não avançou nomes, muito menos os cargos desses funcionários que minam, através das suas acções, o normal funcionamento do executivo municipal. No entanto, disse que as reclamações populares que davam conta do enriquecimento ilícito de alguns funcionários municipais, obrigou a que o seu executivo levasse a cabo um trabalho de investigação cujos resultados deverão ser divulgados dentro em breve.
Sabe-se que Guimino está na posse de provas inabaláveis que implicam três quadros seniores do município desempenhando funções de chefia, como sendo promotores do descaminho de receitas municipais, através de falsificação de mapas das cobranças dos fiscais. A este respeito, não confirmou nem desmentiu dizendo, no entanto, que qualquer acusação que é feita contra qualquer um dos funcionários, só é falada quando acompanhada de respectivas evidências.
Entretanto, segundo aquele edil, as várias denúncias dos munícipes, principalmente jovens, sobre o alegado enriquecimento ilícito de alguns funcionários municipais, com destaque para os afectos aos Serviços Urbanos, só pecam por ausência de provas.
“Mas nós não fizemos ouvidos de mercador. Valorizamos todas as informações que recebemos dos munícipes porque esses são parte integrante da nossa governação, razão pela qual, partimos dessas denúncias e lançamos ofensivas em todos os sectores do Conselho Municipal e já temos pistas e fortes indícios da existência de algo que, em devido momento, vamos dar resultados porque o público está interessado”, prometeu Guimino.
Enquanto a edilidade se desdobra em busca de provas do alegado enriquecimento ilícito de funcionários municipais, residentes da capital provincial de Inhambane, incentivam Benedito Guimino a não recuar no trabalho que está a desenvolver com vista a desmantelar funcionários corruptos no município.
Em várias esquinas da cidade de Inhambane é comum ouvir comentários desabonatórios contra alguns quadros com cargos de chefia naquela autarquia que alegadamente em tão pouco tempo acumularam riqueza como, por exemplo, três a quatro residências e também mudam de viaturas quase todos os dias.
Na opinião dos munícipes de Inhambane, as disputas de terrenos nas zonas nobres da cidade, nomeadamente nas praias de Tofo, Barra, Tofinho e da Rocha; as construções desorganizadas que se verificam nos bairros de Inhapossa, Malembuana, Guitambatuno, Chamane e Marrambone; o incumprimento do plano de estrutura da cidade, entre outras arbitrariedades que são o pão de cada dia naquela urbe, resulta de compromissos de alguns funcionários municipais que legalizam as ilegalidades em troca de favores ocultos.
Para acabar com estas arbitrariedades, os munícipes de Inhambane estão esperançados em ver a mão dura do novo edil, chamando à responsabilidade os sectores visados dessas irregularidades e pôr ponto final à indisciplina e saque das receitas fiscais.