Sociedade Poderá ser interdita a circulação nocturna de autocarros de passageiros

Poderá ser interdita a circulação nocturna de autocarros de passageiros

As autoridades governamentais estão a estudar formas de reactivar a norma que impede a circulação de autocarros de passageiros nas rotas interprovinciais no período nocturno.
ACIDENTE.jpg

Com o fundamento de que os aparatosos acidentes que ceifam vidas humanas envolvendo tais meios de transporte se devem ao cansaço dos motoristas, o Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATER) está a auscultar diversas sensibilidades para buscar mais subsídios mas, para já, a maior medida poderá mesmo ser a interdição desses serviços no período nocturno.

Dirigindo-se a um grupo de representantes das instituições parceiras do INATER, na cidade da Beira, o director-geral do INATER, Taibo Issufo, afirmou que os contactos neste sentido estão a decorrer sem quaisquer sobressaltos. Explicou que toda a acção está a decorrer com a finalidade de reduzir mortes por acidentes de viação.

Sinistros rodoviários envolvendo autocarros de passageiros de longo curso têm-se registado nos últimos tempos em quase todo o país, sendo que o grosso vem acontecendo no período nocturno.

Porque o argumento que se levanta sobre o caso de acidentes de viação de autocarros que circulam no período nocturno é cansaço dos condutores, muitos operadores decidiram dispor de dois motoristas, mas tal medida, segundo comentou o director-geral do INATER, também já mostrou a sua ineficácia porque os acidentes continuam a acontecer.

Recomendado para si:  172 mil habitantes ameaçados por cheias e inundações na época chuvosa na província de Maputo

Refira-se que a norma que impede a circulação de autocarros em rotas interprovinciais no período nocturno já tinha sido introduzida em 2003, tendo sido levantada em 2008. O argumento apresentado foi o mesmo, o cansaço dos motoristas…