Destaque Homem dado como morto e volta à vida após 5 horas na...

Homem dado como morto e volta à vida após 5 horas na Sibéria

Um homem foi reanimado depois de ter permanecido cerca de cinco horas em estado de morte clínica sob temperaturas de -20°C na região da Yakútia, na Sibéria, leste da Rússia. 

O incidente ocorreu no fim de Março, na cidade de Mirny, onde o homem, que havia consumido grandes quantidades de vodca durante uma festa, adormeceu em um banco ao ar livre, sendo encontrado inconsciente por moradores.

Segundo o jornal britânico Express, quando as equipes de emergência chegaram ao local, constataram que o homem não apresentava sinais de respiração, pulso, pressão arterial ou actividade eléctrica cardíaca, caracterizando assim a morte clínica. Apesar da gravidade da situação, as equipes de emergência decidiram iniciar manobras de reanimação e transportaram o paciente para o hospital local.

No Hospital Distrital Central de Mirny, o anestesista Dmitry Bosikov coordenou um procedimento baseado em técnica de reaquecimento gradual, um método utilizado em casos de hipotermia severa para prevenir danos aos vasos sanguíneos e outras complicações associadas ao aquecimento rápido do corpo. Graças a esta abordagem cuidadosa, o homem foi reanimado com sucesso.

Recomendado para si:  MTGAS repudia anúncio de emprego discriminatório em Maputo

O caso destaca a importância de intervenções imediatas e adequadas em situações de hipotermia extrema, além de evidenciar os riscos associados ao consumo excessivo de álcool em ambientes com temperaturas extremamente baixas. A recuperação do homem é considerada notável, e as autoridades de saúde alertam para os perigos do frio intenso, especialmente para aqueles que consomem bebidas alcoólicas ao ar livre.

Destaques da semana