Sociedade Protestos paralisam transporte em Matola por causa de estrada em péssimas condições

Protestos paralisam transporte em Matola por causa de estrada em péssimas condições

Os transportadores semi-colectivos de passageiros que servem a rota Patrice Lumumba/Nkobe, através de Ferreira-Fios, decidiram suspender as suas actividades em protesto contra o péssimo estado da estrada.

A interrupção causou enormes inconvenientes aos munícipes, que se concentraram nas paragens, à espera de transporte para os seus locais de trabalho, escolas e unidades de saúde.

Com a paralisação dos transportes, muitos cidadãos foram obrigados a caminhar longas distâncias ou a recorrer a viaturas de caixa aberta e moto-táxis para alcançar os seus destinos. A situação agrava-se especialmente durante a época chuvosa, devido ao acúmulo de poças e à geração de crateras na via.

Motoristas que operam na área apontam que a degradação da estrada resulta não apenas em avarias frequentes nos veículos, mas também em custos elevados de manutenção, o que compromete a sustentabilidade dos negócios.

As autoridades municipais têm tentado mitigar o problema através da implementação de medidas paliativas, como a colocação de saibro nas áreas mais críticas. No entanto, sugestões de intervenções mais estruturais para a recuperação da via estão a ser consideradas.

Recomendado para si:  Chuvas cortam ligações rodoviárias em vários pontos do Niassa

Destaques da semana