Internacional Dois bebés morrem e dezenas de crianças são hospitalizadas em Jerusalém

Dois bebés morrem e dezenas de crianças são hospitalizadas em Jerusalém

Dois bebés perderam a vida e mais de 50 crianças necessitaram de tratamento hospitalar após um trágico incidente numa creche ilegal em Jerusalém, ocorrido na segunda-feira. O caso, amplamente coberto pela BBC, destaca a gravidade da situação.

As vítimas, um bebé de três meses e outro de cerca de seis meses, foram declaradas mortas nos hospitais Hadassah Mount Scopus e Shaare Zedek, após tentativas frustradas de reanimação pelos médicos. As autoridades hospitalares não revelaram a causa das mortes.

Relatos iniciais da imprensa israelita sugeriram que as fatalidades poderiam estar relacionadas com a emissão de um gás tóxico pelo sistema de aquecimento da creche. No entanto, o corpo de bombeiros afirmou que nenhuma substância perigosa ou tóxica foi encontrada no local.

A polícia israela, por sua vez, informou que peritos forenses foram enviados à creche para investigar as circunstâncias que levaram às mortes. Durante a operação, três cuidadores presentes no momento do incidente foram detidos para interrogatório.

A creche, que operava sem licença, estava situada num prédio de apartamentos no bairro de Romema, predominantemente habitado por judeus ultraortodoxos. Um residente do bairro, Zalmi Neufeld, relatou à agência de notícias AFP ter visto “equipas de emergência a retirar crianças do prédio”.

Recomendado para si:  Papa Leão XIV apela ao fim da guerra no Oriente Médio

O ministro da Educação de Israel, Yoav Kisch, manifestou a sua indignação, afirmando que “crianças indefesas perderam a vida numa instituição privada que funcionava sem licença e sem fiscalização, em violação da lei”. A tragédia levanta questões importantes sobre a regulamentação e supervisão das creches no país.

Destaques da semana