Sociedade Companhia LAM amplia frota com novo avião para 144 passageiros

Companhia LAM amplia frota com novo avião para 144 passageiros

A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) acaba de receber a segunda de um total de seis aeronaves que a companhia pretende adquirir este ano. 

De acordo com uma publicação do jornal Domingo, o novo aparelho, do tipo AIRBUS A319, já se encontra em solo moçambicano e possui capacidade para transportar 144 passageiros.

Esta nova aquisição sucede à aquisição de um avião do tipo Q-400, que já se encontra na frota da LAM. A companhia aérea nacional tem como objectivo expandir a sua frota com a introdução de seis aeronaves próprias.

No âmbito da reestruturação em curso, a LAM, sob a liderança do presidente da comissão de gestão, Dane Kondic, anunciou em Agosto a aquisição do Bombardier Q400, com capacidade para 74 passageiros. Esta foi a primeira aeronave adquirida pela LAM nos últimos 18 anos.

Na ocasião, Dane Kondic destacou que esta aquisição marcaria o início de muitas outras que visam devolver à companhia a dimensão que lhe é devida, frisando o envolvimento dos accionistas e do Governo no processo.

Recomendado para si:  Idoso de 60 anos detido em Maputo por falsificação de moeda estrangeira

A transportadora nacional tem enfrentado, nos últimos anos, desafios operacionais significativos, resultantes da redução da frota e da falta de investimento. Especialistas apontam para uma manutenção deficiente como uma das causas de incidentes não fatais que a companhia registou. Essa crise levou à quase total suspensão de voos internacionais, levando a LAM a concentrar-se nas ligações domésticas.