A Karmol, empresa dedicada ao sector energético, iniciou uma ambiciosa campanha de plantio de cinco mil mangais no distrito municipal da Katembe, na cidade de Maputo.
Esta iniciativa simboliza o compromisso da empresa para com a sustentabilidade ambiental.
Os mangais estão a ser plantados numa área de dois hectares, como parte da iniciativa “Floresta Karmol & Município de Maputo”, projectada em colaboração com a autarquia de Maputo. O foco desta iniciativa está na valorização ambiental e territorial.
O director geral da Karmol Moçambique, Cumhur Aksoy, destacou que a reflorestação abrange aproximadamente dois hectares de terra e inclui a plantação de 5.000 mudas de três espécies ecologicamente relevantes: Ceriops tagal, Bruguiera gymnorhiza e Rhizophora mucronata.
Aksoy explicou que a ação visa recuperar o ambiente local, proteger a linha costeira, promover a biodiversidade e apoiar a sustentabilidade das comunidades envolvidas. “É mais do que um gesto simbólico, é um compromisso com o futuro. Um compromisso da Karmol para com o ambiente, Moçambique e todos os que acreditam que o desenvolvimento sustentável é construído através de acções significativas e concretas”, afirmou.
O embaixador da Turquia em Moçambique, Ferhat Alkan, saudou a iniciativa, considerando-a representativa dos valores de conservação e do espírito de parceria preconizados pela Turquia. “A contribuição da Karmol para o sector energético de Moçambique, aliada ao seu envolvimento em esforços de conservação ambiental, reflete uma abordagem responsável de parceria”, observou.
Alkan enfatizou ainda que “a energia limpa e a protecção ecológica podem e devem coexistir”.
Por sua vez, o vereador de Planeamento Urbano, Ambiente e Construção, Idálio Juvane, apelou às comunidades para protegerem o sistema dos mangais, evitando o desmatamento para uso como combustível lenhoso, uma prática cada vez mais comum nas regiões costeiras.