Sociedade Hidroeléctrica de Cahora Bassa será reabilitada por grupo australiano

Hidroeléctrica de Cahora Bassa será reabilitada por grupo australiano

O grupo de engenharia australiano Andritz Hydro GmbH foi contratado para realizar trabalhos de reabilitação na hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), empresa pública responsável pela gestão da barragem situada no rio Zambeze, na província de Tete.

Em comunicado, a empresa australiana revelou que o projecto de reabilitação da central hidroeléctrica, designado REABSUL II, visa aumentar a eficiência, fiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção da planta da HCB. Como parte deste projecto, a capacidade das turbinas será aumentada em mais de 4 por cento, elevando-se para 433 megawatts por unidade.

O contrato foi assinado por Tomas Matola, presidente do conselho de administração da HCB, e por Gerhard Kriegler, director-geral da Andritz Hydro GmbH.

“Nos termos do acordo, a Andritz fornecerá cinco geradores de 480 MVA, cinco turbinas Francis, sistemas de controle e protecção, bem como estruturas hidromecânicas.

A empresa austríaca será responsável pelo design, engenharia, fabrico e fornecimento do equipamento, além da instalação, testes e comissionamento no local do projecto”, refere o comunicado.

A HCB anunciou que as actividades de reabilitação estão orçadas em cerca de 220 milhões de dólares, dos quais 203 milhões são destinados à execução física, 15 milhões a serviços de consultoria e dois milhões a custos de funcionamento internos.

Recomendado para si:  Ataques terroristas em Macomia provocam fuga de mais de 1200 deslocados em Cabo Delgado

A empresa também informou que a grave seca que afecta a bacia do Zambeze, resultado do fenómeno climático El Niño, contribuiu para uma redução na geração de energia na barragem. O nível de água no reservatório, ao longo do último ano, caiu para apenas 26 por cento da sua capacidade, a menor marca em 30 anos.