A cidade de Maputo contabilizou quatro casos de rapto durante os primeiros cinco meses do ano, uma diminuição significativa em comparação com os oito casos registados no mesmo período do ano passado.
Esta informação foi revelada pelo porta-voz interino do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), João Adriano.
As autoridades estão empenhadas em desmantelar as redes criminosas responsáveis por esses crimes e esclarecer outros casos associados. Embora tenham sido efectuadas detenções no decorrer das investigações, o SERNIC optou por não divulgar o número exacto, a fim de não comprometer o andamento das apurações e a identificação de outros envolvidos.
“O registo de quatro raptos na cidade de Maputo, embora preocupante, representa uma redução significativa comparativamente a anos anteriores. As operações conjuntas entre o SERNIC e outras forças de defesa e segurança têm contribuído para esta diminuição”, afirmou João Adriano.
Em relação ao último caso de rapto, ocorrido a 27 de Maio, que envolveu uma criança de apenas oito anos, o porta-voz comunicou que a vítima foi resgatada e se encontra novamente com a família. “A criança foi encontrada sem ferimentos graves, embora debilitada devido à privação de água e alimento durante o sequestro. A família está a trabalhar na sua recuperação física e emocional”, acrescentou.
No seguimento deste incidente, foram detidos dois indivíduos, incluindo um antigo motorista da família da vítima, sendo apreendidas uma arma de fogo e uma arma branca.
O SERNIC sublinhou a importância de se ter discernimento na escolha das pessoas que prestam serviços nas residências, enfatizando a necessidade de avaliar a conduta e o nível de confiança depositado nelas.