Destaque Trump anuncia início de negociações entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo

Trump anuncia início de negociações entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que a Rússia e a Ucrânia concordaram em iniciar “imediatamente” negociações com o objectivo de alcançar um cessar-fogo e pôr fim ao conflito que já dura vários anos. 

A declaração foi feita após uma conversa telefónica de mais de duas horas entre Trump e o Presidente russo, Vladimir Putin.

Após a ligação com Putin, Trump contactou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e vários líderes europeus, anunciando nas redes sociais que as conversações entre Moscovo e Kiev teriam início “de imediato”. O Presidente dos EUA informou ainda que o Vaticano manifestou interesse em sediar as negociações.

Embora Putin não tenha aceitado a proposta de Trump para um cessar-fogo incondicional de 30 dias, o líder russo mostrou disposição para colaborar com a Ucrânia na elaboração de um memorando que possa conduzir a um acordo de paz. Durante a conversa, Putin destacou que as discussões realizadas em Istambul na semana passada entre os dois países estão a colocar o mundo num “caminho certo” para encerrar o conflito.

A ligação de Trump a Putin surge num contexto de crescentes frustrações em relação às acções de Moscovo e Kiev, especialmente após o Presidente norte-americano ter prometido, durante a sua campanha eleitoral, que a invasão da Ucrânia seria encerrada em “24 horas”.

Recomendado para si:  Duas empresas manifestam interesse em recuperar solos degradados pela mineração em Manica