Uma tragédia abalou a região das Astúrias, em Espanha quando uma explosão na mina de Cerredo resultou na morte de pelo menos cinco trabalhadores e deixou quatro feridos. O incidente ocorreu por volta das 09:30 (hora local) no município de Degaña.
Segundo informações avançadas pelo jornal espanhol El Mundo, os feridos foram rapidamente assistidos, sendo que dois deles foram transportados para o hospital com queimaduras graves. Outros dois trabalhadores saíram ilesos do acidente.
O porta-voz do Governo das Astúrias, Guillermo Peláez, informou que os operários realizavam actividades sob uma licença de exploração mineira, que visava avaliar a possível utilização de minério para a produção de grafite. A explosão terá sido provocada por uma máquina utilizada no processo, resultando em queimaduras e traumatismos nos trabalhadores presentes.
O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, expressou as suas condolências às famílias das vítimas, enviando um “abraço sentido”. Numa publicação nas redes sociais, também fez questão de agradecer aos serviços de emergência pelo seu trabalho na resposta a esta tragédia.