O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de condolências em resposta ao trágico acidente de viação que resultou na morte de vinte pessoas na tarde desta segunda-feira no posto administrativo de Cafumpe, no distrito de Gondola, província de Manica.
Em comunicado oficial, o estadista expressou a sua profunda dor e consternação ao tomar conhecimento da tragédia, que não só ceifou vidas, mas também deixou seis cidadãos feridos. Em nome do Governo e do povo moçambicano, Chapo manifestou as suas mais sentidas condolências às famílias enlutadas e desejou rápidas melhoras aos feridos.
O Presidente fez um apelo a todos os automobilistas e utentes das vias públicas, instando-os a observar rigorosamente as normas de segurança rodoviária, de forma a preservar a vida humana, um bem inestimável que deve ser protegido por todos. Chapo reiterou que é responsabilidade colectiva garantir que as estradas sejam seguras através de uma condução prudente, responsável e em conformidade com as regras de trânsito.
Daniel Chapo sublinhou que tragédias como esta provocam um luto profundo e um vazio irreparável nas famílias moçambicanas, enfatizando a necessidade urgente de reforçar a cultura de segurança e prevenção, a fim de evitar a repetição de incidentes desta natureza.