Sociedade Destruição de estradas dificulta apoio a vítimas do ciclone Jude em Nampula

Destruição de estradas dificulta apoio a vítimas do ciclone Jude em Nampula

A assistência a mais de 100 mil pessoas afectadas pelos devastadores efeitos do ciclone Jude, que recentemente atingiu a província de Nampula, está a revelar-se um desafio considerável, conforme afirmam as autoridades locais. 

A destruição de várias vias de acesso tem dificultado a mobilização de ajuda humanitária à população necessitada.

Dados preliminares indicam que o ciclone Jude, que se abateu sobre a região na passada segunda-feira, provocou a morte de nove pessoas, enquanto mais de 20 ficaram feridas.

Ao todo, 100.410 cidadãos precisam urgentemente de apoio. O impacto do fenómeno climático foi devastador, tendo destruído total ou parcialmente mais de 20 mil casas, 182 salas de aula, 28 unidades de saúde e seis pontes, além de estradas e linhas de transporte de energia.

Relatos de autoridades locais indicam que há centenas de pessoas sitiadas devido à magnitude dos estragos. Luísa Meque, chefe do Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres, fez um apelo a essas pessoas, aconselhando-as a evitar a travessia das vias danificadas. “É fundamental que não tentem atravessar sem a devida segurança, pois isso pode colocar em risco as suas vidas”, advertiu Meque.

Recomendado para si:  Governo moçambicano anuncia medidas para consolidar defesa e segurança nacional

Enquanto isso, outras autoridades da província estão a trabalhar na reabilitação das infraestruturas destruídas, com o intuito de restabelecer a normalidade e facilitar o acesso à assistência. O ciclone Jude atingiu Nampula com ventos que chegaram a atingir os 140 km/h, deixando um rasto de destruição que exigirá um esforço conjunto para a recuperação da região.