Internacional Justiça do Vietname confirma pena de morte para antiga executiva envolvida em...

Justiça do Vietname confirma pena de morte para antiga executiva envolvida em fraude bilionária

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Os juízes vietnamitas decidiram manter a pena capital aplicada em primeira instância contra a antiga executiva, considerada a mente por detrás de uma fraude colossal avaliada em 27 mil milhões de dólares (aproximadamente 25,7 mil milhões de euros). 

A informação foi divulgada pela agência de notícias France-Presse.

Os magistrados afirmaram que não encontraram “nenhuma razão” para reduzir a sentença de Lan, de 68 anos, cujos crimes foram descritos como tendo “consequências graves”.

Durante o julgamento de recurso, que decorreu entre 4 e 26 de Novembro, os juízes enfatizaram a ausência de “circunstâncias atenuantes” que pudessem justificar uma diminuição da pena por desvio de fundos e suborno, conforme reportado pelo meio local VNExpress, e citado pela agência EFE.

Apesar da condenação à morte, os juízes assinalaram que, segundo a legislação vigente, é possível comutar a pena para prisão perpétua caso a ré devolva, pelo menos, três quartos do montante perdido.

Durante o processo, Lan manifestou a intenção de saldar a dívida completamente, após ter sido condenada em Abril por desvio de fundos no Banco Comercial de Saigão (SCB).