O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o indulto do seu filho, Hunter Biden, em três condenações relacionadas com posse de armas e ocultação de consumo de drogas às autoridades.
A decisão foi justificada pelo Presidente, que alegou que as acusações tinham motivações políticas.
Num comunicado emitido pela Casa Branca, Joe Biden afirmou que “nenhuma pessoa razoável que olhe para os factos nos casos de Hunter pode tirar outra conclusão além de que foi visado por ser meu filho”.
O Presidente expressou a sua convicção de que as acusações contra Hunter foram instigadas por “opositores políticos no Congresso”, que, segundo Biden, actuaram de forma “seletiva e injusta” com o intuito de atacar e sabotar a sua recandidatura presidencial.
Este indulto surge num momento crítico para a administração Biden, que enfrenta um clima político conturbado, onde as tensões entre democratas e republicanos têm vindo a aumentar.
O caso de Hunter Biden, que já foi alvo de escrutínio em várias ocasiões, continua a ser um ponto delicado na narrativa política, especialmente com as eleições presidenciais de 2024 à porta.