Sociedade Conselho Municipal de Maputo perdeu seis viaturas de recolha de lixo durante...

Conselho Municipal de Maputo perdeu seis viaturas de recolha de lixo durante as manifestações

O Conselho Municipal de Maputo enfrentou a perda de seis viaturas destinadas à recolha de lixo devido aos actos de vandalismo ocorridos durante manifestações violentas. 

A destruição desta frota, somada aos danos causados a vários contentores de resíduos, comprometeu significativamente a capacidade de recolha de lixo na capital moçambicana.

Rasaque Manhique, Presidente do Conselho Municipal, abordou o impacto desta situação no sábado, durante uma jornada de limpeza em locais críticos de acumulação de resíduos, como o bairro da Polana Caniço. Segundo o edil, a crise obrigou o município a recorrer a camiões privados, disponibilizados por cidadãos e empresas solidárias.

“Estamos a trabalhar com camiões privados, fruto da boa vontade de algumas pessoas que decidiram ajudar. Contudo, uma das empresas que presta serviços de recolha em vários distritos viu todos os seus veículos vandalizados. Na segunda-feira passada, seis camiões dessa empresa foram destruídos durante as manifestações, o que nos coloca numa situação bastante difícil”, explicou Manhique.

O edil apelou à população e aos manifestantes para permitirem o acesso dos veículos de recolha de lixo aos locais de depósito, para minimizar os impactos da crise e garantir a limpeza da cidade.

Recomendado para si:  Governo ordena suspensão de licenças mineiras em Manica